Validação De Diploma Itália – Declaração de Valor In Loco
Se você deseja validar o seu diploma para obter o reconhecimento da sua profissão fora do Brasil, a nossa recomendação é que você siga as diretrizes que o consulado do país que você está interessado em imigrar
Interessados em obter a equivalência de seus títulos de estudo de nível médio e superior deverão se dirigir ao setor de Estudos do Consulado da Itália e solicitar a “declaração de valor in loco”, a qual é o documento que o Consulado Geral da Itália emite quando declara o valor do título de estudo no Brasil.
Somente de posse desta declaração relativa aos títulos, será possível, na Itália, requerer a equipollenza dei titoli di studio. A equivalência dos títulos de estudo, seja colegial ou universitário, é o procedimento mediante o qual a autoridade italiana irá determinar a equivalência para todos os efeitos legais de um diploma não obtido na Itália.
É necessário que exista um título italiano que se possa comparar ao título estrangeiro, ou seja, precisa haver um curso similar na Itália para poder validar o diploma no país. Os documentos que as universidades poderão solicitar são os mesmos para a declaração in loco mais os conteúdos programáticos.
Os países que são credenciados ao ARCU-SUR são: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela. Os países do Mercosul que ainda não são associados ao ARCU-SUR também podem realizar a revalidação simplificada de diplomas.
No que concerne à Itália, o advogado brasileiro que deseje advogar com habitualidade no país, pode se inscrever, inicialmente, na condição de Avoccatto Stabilitto, por um período de três anos (após este tempo, recebe a inscrição definitiva como Avoccato).
Os documentos terão que ser apresentados pessoalmente ou através de um procurador. Se a documentação apresentada estiver incompleta ou em inconformidade com as instruções, ela será devolvida com orientações adequadas sobre como efetuar a regularização, para isso, conte com a assessoria dos advogados especializados da Vistos & Cidadanias.