Validação de Diploma de Médico na Italia
O órgão responsável por validar os diplomas de medicina na Itália é o Ministero della Salute, que é o equivalente ao Ministério da Saúde aqui no Brasil.
Para obter o reconhecimento de uma qualificação médica especializada obtida em um país não-UE por cidadãos não-UE, cidadãos da UE, cidadãos da Confederação Suíça e cidadãos da Área EEE (Noruega, Islândia, Liechtenstein), o interessado deve apresentar um pedido em direito de selo (Modelo E1 – Médico Especialista) ao Ministério da Saúde acompanhado de toda a documentação indicada no anexo E1.
Preciso que você procure uma Universidade Italiana que tenha a grade curricular parecida com a que você teve no Brasil, ou seja, é necessário que exista um curso similar na Itália para que você possa validar o seu diploma no país. A faculdade de Medicina na Itália dura 6 anos e, após a graduação, o aluno deverá fazer o Esame di Stato, isto é, o exame que habilita o Médico a exercer a profissão.
O interessado deverá submeter um requerimento em carimbo ao Ministério da Saúde (formulário de inscrição E1 – Médico Especialista) acompanhado de toda a documentação exigida, tanto os documentos comuns quanto os específicos de cada área medica. Para reconhecer a sua profissão na Itália, você também precisará solicitar uma Declaração de Valor ao Consulado Italiano.
A validação do diploma médico na Itália é bastante parecida com o restante da Europa, mas muitas vezes, o processo pode ser mais rápido. Principalmente se você já tiver toda a documentação em mãos ou contar com uma assessoria especializada.