Reserva para a emissão do passaporte italiano

Para solicitar um passaporte neste Consulado Geral, é essencial:
• ser cidadão italiano (para aqueles que obtiveram cidadania iure sanguinis ou por naturalização, o procedimento de reconhecimento deve ter terminado com um parecer positivo);
• estar devidamente registrado no cartório consular deste Escritório (com situação atualizada do AIRE);
• ter seus dados pessoais atualizados (é necessário que qualquer atualização solicitada tenha sido concluída antes da reserva).
Para a emissão de um novo passaporte italiano é essencial e obrigatório que a situação pessoal do requerente – que inclui seu estado civil, endereço e registro de eventuais filhos menores – seja atualizada.

Caso o interessado tenha solicitado a mudança de endereço ou o registro de títulos do Estado Civil, ele terá que aguardar a conclusão do que é solicitado para solicitar seu passaporte.

Você não poderá solicitar um novo passaporte antes de atualizar seu endereço ou registrar filhos menores.

No dia da marcação, cada requerente deverá apresentar a sua documentação, necessária à emissão do passaporte.

É muito importante que a documentação tenha sido preparada com antecedência e que as instruções aqui publicadas sejam seguidas. É necessário fornecer toda a documentação especificada nestas instruções.

Cada solicitação de passaporte deve ser acompanhada das fotocópias solicitadas. Neste sentido, cada requerente da mesma família, menor ou adulto, deverá apresentar a sua documentação completa (fotocópias incluídas).

A partir de 19/12/2023 encontra-se em vigor o novo procedimento de marcação de consulta no Consulado para efeitos de emissão de passaporte, com datas disponíveis em agenda a partir de 16/01/2023.

O serviço está acessível através da nova versão do portal Prenot@mi e a partir de 2 de janeiro de 2023 será o único método de reserva para emissão de passaporte neste local.

Fonte: esteri.it