Extensão de Visto Americano Requerimento Estudante e Turistas I-539
Trata-se de formulário, individual, para pedido de extensão de visto americano.
Recomenda-se solicitar com pelo menos 45 dias antes da data de expiração do seu período de permanência no EUA, indicado no formulário I-94 ou no carimbo do seu passaporte. Caso você já esteja ilegal, será preciso explicar porque não fez o requerimento antes o que corre o risco na negação do seu pedido, necessario declarar que você não tenha cometido nenhum crime no país, não tenha violado suas condições de admissão e que seu passaporte esteja válido durante toda sua estada.
Podendo, também, ser concedidas aos membros de um grupo familiar a qual será aplicado o mesmo período de tempo, ressaltando que o período mais curto concedido a qualquer membro da família será concedido a todos os membros da família.
Estudante não precisa solicitar um pedido de extensão, porque a sua estadia no país está vinculada com o documento I-20 que é emitido pelas escolas autorizadas pelo serviço de imigração, até porque, não pode ficar no país se não estiver matriculado frequentando assiduamente uma escola.
Os turistas com intensão em estudar em território americano, é necessário requerimentos em 2 atos: pedir a extensão do visto de turista e a mudança de status para estudante.
Para solicitar a extensão do visto de turista é necessário estar com a sua situação legalizada até que seu pedido de troca de status seja aprovado, após aprovado, deverá fazer matricula no curso, utilizando o mesmo modelo de requerimento I-539 a fins de solicitar a mudança de status de turista para estudante, o que só é permitido se o requerente estiver no pais no mínimo 90 dias e ter anexado o comprovante de matricula no formulário I-20 fornecido pela escola.
Embora ser simples e sistêmico, o apoio jurídico não é necessário, mas é fundamental para o auxilio e instrução do candidato no preenchimento e juntada de documentações, ate porque, um documento juntado de forma errada, um preenchimento equivocado, poderá prejudicar o deferimento do seu pedido, tendo seu pedido negado e o desejo de continuar no pais para estudar, frustrado.