VISTO EB
Os vistos que concedem a residência permanente nos EUA com base na empregabilidade do candidato – os chamados vistos EB – sao divididos em dois tipos: aqueles em que a pessoa não precisa de uma oferta de emprego e aqueles em que a proposta de trabalho é obrigatória.
De todas as categorias de vistos EB, o EB-1A e o EB-2 NIW (National Interest Waiver) são os únicos que dispensam a necessidade de uma oferta por parte de um empregador americano.
Isso porque o EB-1A é limitado aos poucos indivíduos que chegaram ao topo de suas áreas e que são reconhecidos por suas habilidades extraordinárias. Na prática, portanto, apenas um número muito pequeno de pessoas consegue se qualificar para esta categoria de visto, como por exemplo, ganhadores de prêmios e medalhas internacionais e profissionais de renome em suas indústrias.
O EB-2 NIW, por sua vez, exige que a pessoa tenha um grau acadêmico avançado (mestrado ou doutorado, por exemplo). Na ausência desta condição, aceita-se que o indivíduo apresente somente o diploma de bacharelado, contanto que acumule cinco anos ou mais de experiência após a formação – ou então que atenda a certos critérios estabelecidos pelo governo.