Cidadania Espanhola

Tramita no Senado Espanhol desde dezembro de 2019, sem data para votação, uma proposta de lei 622/000001 sobre a concessão de nacionalidade espanhola aos descendentes de espanhóis nascidos no estrangeiro. Conhecida como Lei de Descendentes ou Lei de Netos.

Caso aprovado, será possível solicitar a cidadania espanhola para bisnetos brasileiros. Atualmente a única forma para um neto maior de idade solicitar a Cidadania Espanhola é através da residência, por um ano de forma legal e continuada, na Espanha, caso seu antecedente não tenha adquirido a nacionalidade espanhola.

Filhos de pais originários da Espanha não têm limite de idade para terem a nacionalidade reconhecida. Porém, o filho de cidadão espanhol nascido fora do país só pode tirar a cidadania no consulado até os 21 anos e, filho de cidadão espanhol nascido fora da Espanha, tenha mais de 21 anos e não tenha sido registrado pelo pai que é espanhol, só tem direito à cidadania após morar por um ano na Espanha através do processo para residentes.